• Ulisses Neves Rafael, La noche de la gran hoguera desvariada

    Download Article (PDF)

    RAFAEL, Ulisses Neves. La noche de la gran hoguera desvariada: Revuelta popular y persecución religiosa en Alagoas en la primera república. in:Vibrant – Virtual Brazilian Anthropology, v. 7, n.2. July to December 2010. Brasília, ABA. Available at http://www.vibrant.org.br/issues/v7n2/ulisses-neves-rafael-la-noche-de-la-gran-hoguera-desvariada/

    Abstract

    In Alagoas (in northeastern Brazil) in 1912, one of the most violent episodes would be verified than news is had in the history of the Afro-Brazilian cults, in the case, the “Shango Operacion”, as it was also known the riot led by the members of Combatants Republicans League, a civil association, and that it implicated in the destruction of the main houses of cult of the capital and the nearest towns. The initial motto of the campaign was the suspicion that between Governor Euclides Malta and those cult houses there was a close relationship, so that after the deposition of that political one, that was in the power for almost twelve years, the population anger turned against the “shango”, that they were temporarily quiet, giving reason so that in the sequence of that destruction an exclusive modality of cult appeared: the “whispered shango”.

    Keywords: religious persecution, “Shango Operation”, whispered shango

    Resumo

    Em Alagoas, no ano de 1912, verificar-se-ia um dos episódios mais violentos de que se tem notícia na história dos chamados cultos afro-brasileiros, no caso, a “operação xangô”, como ficou também conhecido o quebra-quebra liderado por integrantes da Liga dos Republicanos Combatentes, associação civil de caráter miliciano, e que implicou na destruição das principais casas de culto da capital e de municípios circunvizinhos. O mote inicial da campanha foram as suspeitas de que entre o Governador Euclides Malta e aquelas casas de culto existia um estreito relacionamento, de modo que depois da deposição daquele político, que já se mantinha no poder por quase doze anos, a ira da população se voltou contra os terreiros, que foram temporariamente calados, dando razão para que na seqüência dessa destruição surgisse uma modalidade exclusiva de culto: o “xangô rezado baixo”

    Palavras chave: Perseguição religiosa, “Operação Xangô”, Xangô rezado baixo

    Résumé

    L’état d’Alagoas (au nord-est du Brésil), en 1912, aura été le théâtre d’un des événements les plus violents connus dans l’histoire de ce qu’on appelle les cultes afro-brésiliens, c’est-à-dire, “l’opération xangô », comme a aussi été surnommée la mise-à-sac dirigée par des membres de la Ligue des Républicains Combattants, une association civile à caractère para-militaire, qui a provoqué la destruction des principaux lieux de culte de la capitale et de municipalités alentour. Le prétexte initial de «l’opération xangô» était le soupçon d’un rapport étroit existant entre le gouverneur de l’état Euclides Malta et ces lieux de culte, de telle sorte que, après la destitution de ce politicien, resté au pouvoir pendant presque douze ans, la rage de la population s’est tournée contre ces «terreiros» (lieux de cultes), devenus muets pendant un certain temps, ce qui explique qu’après cette destruction soit apparue une modalité exclusive de culte: «le xangô prié à voix basse».

    Mots-clés: La persécution religieuse, «l’opération xangô», le xangô prié à voix basse

    Resumen

    Este artigo discute a as representações da violência e da segurança pública entre moradores da cidade de São Paulo. O principal campo de análise são os Conselhos Comunitários de Segurança, onde policiais, representantes das subprefeituras, cidadãos comuns, lideres comunitários e ativistas de direitos humanos se reúnem para discutir os problemas locais. Com base nos dados etnográficos coletados a partir de pesquisa de campo em conselhos de bairros socialmente distintos, uma das hipóteses sustentadas pelo artigo é que para compreender as aspirações e demandas contemporâneas da sociedade civil em relação ao combate e prevenção à violência é importante levar em conta as transformações políticas, urbanas e criminais em curso nas últimas décadas. O balanço geral dos dados permite refletir sobre a maneira pela qual o engajamento da sociedade civil no debate sobre violência e segurança pública tem envolvido novas questões e velhos dilemas.

    Palavras chave:violência, segurança pública, sociedade civil, práticas sociais, marcadores de diferenciação